Colégio Magnum

"Uma escola para sempre"



Portal de serviços



Notícias  

APLICANDO AS LEIS DE NEWTON PARA MEDIR OS COEFICIENTES DE ATRITO

04 julho 2019

Aplicar as leis de Newton para estudar as forças de atrito pode ser, para muitos alunos, algo muito difícil de ser compreendido. Para tornar esse estudo um pouco mais interessante e eficiente, foi desenvolvida com aos alunos da 1ª. Série uma atividade experimental simples e de baixo custo, realizada em pequenos grupos em sala de aula.

Esta atividade consiste em testar na prática as propriedades dos atritos estático máximo e cinético, fazendo uso apenas de um dinamômetro e um objeto escolhido por cada grupo. Utilizando o dinamômetro, primeiramente os alunos mediram o peso do objeto e em seguida, os valores dos atritos estático máximo e cinético, puxando o objeto apoiado sobre a carteira ou qualquer outra superfície. Para descobrir os valores dos coeficientes de atrito, os grupos utilizaram as medidas observadas e registradas e aplicaram os conceito e equações estudadas nas aulas anteriores. Alguns refizeram o experimento para ajustar as medidas e encontrar o valor esperado.

O resultado foi extremamente satisfatório; houve envolvimento dos alunos e o depoimento da maioria foi de que esta atividade e lucidou a compreensão dos conceitos e equações estudados nas aulas anteriores.